sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Gêneros Literários- Introdução



Olá, eu me chamo Raquel Tavares e vocês estão no blog Livrando Com A Mar.

Esses tempos eu estava sem nenhuma criatividade e resolvi pedir um help para os meus amigos do whats. E me deram a ideia de falar sobre os gêneros literários, achei super legal e comecei a pesquisar um pouco mais sobre o assunto e descobri que o buraco é muito mais embaixo, e que eu não sabia quase nada sobre o assunto. Eu vou resumir o máximo possível para não ficar chato. Vou dividir esse post em dois, hoje eu vou falar dos gêneros que originaram os que conhecemos hoje
E o no próximo eu irei falar um pouco das ramificações que surgiram a partir deles.

 A primeira pergunta que vem a mente é: O que são gêneros literários? São divisões feitas das obras literárias quanto ao conteúdo, estrutura.  Durante o tempo houve inúmeras classificações, de modo que não se pode determinar uma categorização de todas as obras seguindo uma abordagem comum. Mas existe uma divisão clássica que vem desde da antiguidade, que são  NARRATIVO,LÍRICO e DRAMÁTICO.

Gênero Lírico:: A principal característica do lírico é a subjetividade, por meio de poesia. A temática lírica envolve emoção, o estado da alma, os pensamentos, os sentimentos do eu-lírico. Esse gênero é geralmente expresso pela poesia, ode, sátira, hino, soneto, haicai e acróstico.


Gênero Narrativo:Apresentam narrador, enredo, personagens espaços e tempos, conflito, clímax resolução dos conflitos e conclusão dos fatos. O gênero narrativo normalmente é expresso pelo romance, novela, conto, crônica, fábula, apólogo e ensaio.

Desses subgrupos que surgiram outras ramificações que a gente tanto conhece hoje em dia como:
Autobiografia
Biografia
Fantasia
Fantasia científica
Ficção científica
Literatura Fantástica
Literatura infanto-Juvenil
Literatura YA
Literatura New Adult
Literatura de Aventura
Literatura de Guerra
Literatura Espiritualista
Literatura Gótica
Literatura esotérica
Chick-Lit
Literatura Brutalista
Folhetim
Revistas
Gibis
Neocrítica
Metaficção
Paródia
Sick-lit
Suspense
Vampirismo

E muitas outras por ai. Agora vamos falar um pouco do gênero dramático que é um conjunto de obras literárias que apresentam a imitação de ações, caracteres ou emoção por meio de personagens em ação. Os textos são escritos unicamente com o fim de serem encenados. Eles dispensam o narrador, os próprios atores que usam as palavras e a ação para que o enredo se desenvolva. O gênero dramático envolve dois aspectos os textos e as técnicas de representação, o espetáculo.


 E ai amores, deu uma clareada? Na parte dois eu vou falar um pouco sobre os gêneros atuais. Até semana que vem. Ahh... Qual o seu gênero literário favorito? fala pra mim.

XOXO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo